Feliz aniversário Anthony!

No dia 1 de novembro de 1962, nasce Anthony Kiedis, vocalista, letrista e co-fundador do Red Hot Chilli Peppers. Hoje, Anthony faz 50 anos de vida e cheio de saúde. Afinal ele é um dos poucos cinquentões que ainda conseguem pular, dançar e dar xiliques em cima de palcos por todo o mundo. . Em sua homenagem preparei esse post. Dê play no video e confira!




Conhecido por pegar altas gostosas, Anthony nasceu em Michigan, tem ascendência indígena, lituana, alemã, irlandesa e francesa. Seus pais se divorciaram em 1965, quando ele tinha apenas 3 anos. Anthony é vegetariano e possui duas meio-irmãs por parte de mãe, e um meio-irmão por parte de pai. Kiedis viveu em Grand Rapids com sua mãe até os 11 anos, quando então se mudou para Los Angeles, a fim de viver com o pai. Foi um rockeiro que levou a serio o lema "sexo, drogas e rock and roll". Desde cedo já demonstrava ser diferente dos outros, com notas altas na escola mas ao mesmo tempo sendo um trombadinha como ele mesmo relata, ao qual nenhum dos professores gostava. Aos 15 anos, enquanto estudava, ele conheceu os futuros colegas de banda Flea, Hillel Slovak e Jack Irons. Em sua autobiografia, Kiedis fala sobre sua posição como "protetor" dentro das escolas, defendendo outras crianças que eram discriminadas pelos colegas. Quando ele viu Flea dando uma "gravata" em um de seus amigos ─ que inclusive, era amigo dele também ─, Kiedis disse a ele para se afastar e não fazer aquilo novamente, ou iria se ver com ele. No entanto, após o mal-entendido, os dois sentaram-se lado a lado na aula teórica de direção, e acabaram tornando-se amigos inseparáveis. Junto de Hillel, vivam sempre juntos na adolescencia, andando pelas ruas da Califórnia. Segundo Anthony eles adoravam o rock, as garotas, surfar e ficar chapado. Os três experimentariam juntos quase tudo. Inclusive morarem juntos (hm).

Seu estilo vocal inicial consistia em cantar raps por que era o único jeito que ele conseguia fazer com facilidade e manter sempre o mesmo ritmo. Anthony sempre foi a figura principal dos Chili Peppers, até que John Frusciante entrou para a banda e tornou-se conhecido por seu talento como guitarrista. Embora os Peppers tenham enfrentado muitos problemas, Kiedis sempre lutou para manter a banda unida e não precisar trocar de membros muitas vezes. Ironicamente, ele mesmo chegou a ser expulso do grupo em 1986, mas foi aceito de volta no ano seguinte para a gravação do terceiro álbum.




Anthony batalhou sem descanso contra seu vício em drogas, que incluíam heroína e cocaína. Seu pai era um traficante e também viciado, então, passava boa parte de seu tempo vendo seu pai preparar drogas para vendê-las. Algumas de suas primeiras experiências com drogas aconteceram dentro de sua própria casa, através das drogas do pai. O primeiro cigarro de maconha que fumou foi dado pelo pai. Abusou das drogas durante muitos anos, até mesmo enquanto estava trabalhando em sua banda que, em suas várias formações, teve muitos usuários de drogas assim como ele. Anthony tentou livrar-se do vício após a morte prematura de seu melhor amigo devido a uma overdose de heroína. Ele chegou a dizer que nunca mais as usaria, e conseguiu ficar totalmente sóbrio por cinco anos, mas, teve uma recaída em 1994.
Em 2009, Anthony foi homenageado por sua sobriedade das drogas pela 5th Annual MusiCares MAP Fund Benefit Concert em Los Angeles, o evento homenageou Anthony e levantou fundos para a recuperação de dependentes. Durante a celebração, Chad Smith,  Flea e Anthony tocaram com Ron Wood e Ivan Neville dos Neville Brothers, também com Iggy Pop.

Uma das músicas que acho que mais contam sobre a vida de Anthony é "Under The Bridge". A melodia e letra dessa música nos contam praticamente tudo sobre ele. Anthony escreveu pra banda grande parte da letra durante um período em que ele sentia-se perturbado e emocionalmente esgotado. Ele manteve a sobriedade por aproximadamente três anos e sentiu que isso o distanciou de seus colegas de banda. Enquanto o grupo trabalhava no Blood Sugar Sex Magik, Frusciante e Flea fumavam maconha juntos, ignorando e desprezando decisivamente Anthony. Por causa disso ele sentia que Frusciante "não estava em seu mundo." De volta para casa após um ensaio em Abril de 1991, Kiedis sentiu um profundo sentimento de perda; seus melhores amigos, Flea e Frusciante, de alguma forma o deprimiam. O estado depressivo de sua mente o fez lembrar do vício em cocaína e heróina durante o relacionamento que teve com sua ex-namorada Ione Skye. O desânimo que ele estava apresentando juntamente com as lembranças de Skye e o uso de drogas anterior, levou a problemas emocionais: "a solidão que eu estava sentindo desencadeou memórias do meu tempo com Ione e como eu tinha esse belo anjo que estava disposta a me dar todo seu amor e ao invés de abraçar isso eu estava no centro com marginais injetando speedballs debaixo de uma ponte."



Anthony, sentindo o afastamento de seu colegas de banda, passou a acreditar que Los Angeles era sua única companheira. A parte "Sometimes I feel like/My only friend/Is the city I live in/The City of Angels/Lonely as I am/Together we cry" (As vezes sinto que/Meu único amigo/É a cidade onde eu moro/A cidade dos anjos/Solitário como eu estou/Juntos nós choramos) mostra uma conexão entre o isolamento de Anthony e seu senso de suscetibilidade. Apesar dessas emoções, ele acreditava que não importava o quanto triste ou solitário ele estava, as coisas estavam um milhão por cento melhor do que eram há dois anos atrás quando estava usando drogas o tempo todo. Não havia comparação. O pensamento otimista levou ao nascimento do refrão da música: "I don't ever want to feel/Like I did that day/Take me to the place I love;" (Eu não quero me sentir/Como eu me senti naquele dia/Leve-me para o lugar que eu amo;) o lugar que ele ama estar com seu companheiros da banda, amigos e família.
Um dos versos notáveis na música discute os efeitos nocivos das drogas, seu papel na destruição de muitos relacionamentos passados de Anthony e o impacto na sua felicidade. Baseado em uma das experiências de Kiedis, o verso de "Under de Bridge" ilustra seus esforços para entrar em um território de uma gangue embaixo de uma ponte para comprar drogas. Anthony foi forçado a fingir que a irmã de um dos membros da gangue era sua noiva para ter a entrada permitida. Embora tenha conseguido a droga, Kiedis considera esse momento como um dos piores de sua vida pois demonstrou o nível em que ele estava disposto a afundar para alimentar seu vício.

É realmente emocionante escutar essa música e pensar em tudo o que ele passou e até onde chegou. Concerteza tudo mais do que merecido. Parabéns Anthony!

Siga-me no twitter *--*

0 comentários:

Postar um comentário